Servidores da Coderp são ouvidos em CEE sobre a situação da empresa

Os parlamentares realizaram diversos questionamentos aos convidados
Servidores da Coderp são ouvidos em CEE sobre a situação da empresa

Aconteceu na tarde desta sexta-feira (26), mais uma reunião da Comissão Especial de Estudos (CEE) destinada a estudar e acompanhar a viabilidade financeira da Coderp - Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto e sua continuidade operacional.

Participaram do encontro o presidente André Rodini (Novo) e o membro Sérgio Zerbinato (PSB); além dos convidados da Coderp, Renato Gomes - gerente administrativo, Michael David Gama - atual diretor financeiro e Silvia Helena Pupin Conacci - coordenadora jurídica.

Segundo Renato, a Coderp tem um sistema integrado (WK Radar) para serviços de contabilidade, almoxarifado, patrimônio, departamento financeiro e RH, em que gera informações e encaminha demandas para as decisões na empresa. "Fazemos estudos, conversamos entre os departamentos para a tomada de decisões sempre junto à diretoria executiva e em alguns casos submetidos ao conselho administrativo", informou que há também outro sistema dentro do CPD para monitorar a quantidade de ocorrências e os chamados que são direcionados às equipes competentes.

Michael disse que está na diretoria financeira da Coderp desde o início deste ano, e desempenha funções gerenciais, tais como: coordenação de equipes, apoio ao jurídico, envolvimento com o setor de licitação, entre outras. Atualmente a diretoria administrativa tem buscado saídas para equalizar a situação financeira da Coderp e propor soluções junto à prefeitura para o futuro. "Levantamos junto à antiga equipe tudo o que já tinha sido pago e o que ainda havia em aberto para tentar cobrar e eventualmente receber", afirmou. O diretor disse também que foram cogitadas outras soluções, como o repasse de recursos, revisão do custeio de pessoal, eventuais cortes no quadro funcional e outras formas de levantar receita.

Conacci disse que atua no jurídico da Coderp desde 2007, e atualmente responde pelo setor juntamente com outra advogada. Sobre os procedimentos executados no departamento, informou que são relativos a licitações, contratos, pareceres quando solicitados e ações judiciais. Segundo ela, a Coderp desde 2017 busca entrar como terceira interessada em alguns processos do MP e outro da prefeitura referente à empresa Atmosphera.

A íntegra da reunião está disponível no canal do youtube da TV Câmara Ribeirão.

Texto: Marco Aurélio Tarlá (MTB 64.025/SP)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)